Pages

Top News

Top News

Popular Post
Read More.....

Porque Criadores, ONGs, PetShop e Veterinários não se entendem?

Porque ONGs e ativistas de proteção ao animais, criadores de cães, petshops e veterinários não se entendem? Porque existem tanto desencontros de opniões com pessoas envolvidas com animais de estimação? É possível convergir as intenções em prol dos animais? 
Se você já ficou com uma dessas perguntas na cabeça você não está sozinho, nós do Canil Mon Amour Megan e muitas pessoas que conhecemos também se fazem as mesmas perguntas. Não queremos, neste post, defender os criadores de cães como nós, e sim trazer um ponto de vista diferente, que ajude a todos a formar sua opnião e a nos conhecer melhor, como fazemos e o que pensamos.


As atividade envolvidas com animais de estimação não diferem muito de outras atividades, existem bons e maus profissionais, álias nem todos pode ser chamados de profissionais, pois a grande maioria são entusiastas, estudiosos e apaixonados. A grande maioria, não todos. A falta de informação e principalmente a falta de regulamentação das atividades faz com que não saibamos o que é certo ou errado. As dúvidas das pessoas são muitas: "Quando o filhote pode sair do canil?", "Por que um vacina custa tão caro?", "O que é ração Premium, SuperPremium?","Se tiver uma dificuldade com o filhote eu falo com quem?","Esse cão que vamos adotar é agressivo?" para essas e ou outras questões não existe um órgão que defina o que é certo ou errado.


Em geral existe uma atividade que é repreendida por quase todos os envolvidos com animais de estimação que trabalham de forma ética, são as feiras de filhotes. Do jeito que estão acontecendo hoje, nós somos 100% contra, pois os filhotes ficam expostos e em um ambiente com várias pessoas e vários outros animais. Filhotes muitas vezes sem nenhuma vacina, quando o correto era que tivessem com o calendário de vacinação completo e respeitado o período de 30 dias da última dose. Além disso os filhotes oferecidos nem sempre são criações dos expositores, são animais sem procedência, ou seja, quem vai levar o filhote para casa, não sabe como é a mãe, nem o pai, nem se o cruzamento é 100% puro. 


A situação é que até hoje nós não vimos nenhuma feira que respeitasse os animais e os futuros proprietários, gostaria de receber informações sobre feiras que fosse realizadas pensando em primeiro lugar nos animais, em segundo nas famílias que querem um cão de raça e por último pensasse no lucro, realmente ir com a familia e ver um filhotinho brincando, dormindo, fazendo qualquer coisa é muito encantador e fica até irresistível não levar para casa. 


Nós somos contra a forma como estão sendo realizadas as feiras, não são poucas as histórias de perda de filhotes comprados em feiras que chegam até a gente, é para chorar e se indignar. Gostariamos de ouvir opniões sobre como as feiras podem acontecer de forma a respeitar a saúde, higiene e temperamento dos animais, mais responsabilidade dos protetores, expositores e criadores. Enquanto isso não ocorre acreditamos que a atitude a prefeitura de florianópolis é a mais acertada, proibição das feiras, pena que elas continuem a ser realizadas nas cidades da grande Florianópolis, mas o exemplo foi dado.


Sempre que vemos alguma notícia sobre animais de estimação doentes, ou sendo mal tratados, sujos, desnutridos, ficamos mais chocados ainda quando sabemos que ocorreu dentro de uma petshop ou de um criador de cães. Realmente é para ficar chocado, pois nestes locais é onde esperavamos que os cães fossem muito bem tratados,  tipo um paraiso para os cães. É realmente para pensarmos: "ESSE TIPO de Petshop e criadores deveriam existir?". Me permito a dizer, esse tipo de profissionais Nunca Deveriam Existir!!! Não é assim que devemos tratar os animais, não é essa forma de agir que deve acontecer, não é esse o comprometimento. 


Aqui em florianópolis, as ONGS e protetores dos animais são formadas por guerreiros, pois são todas independentes, pelo menos as que conhecemos. Isso realmente é um trabalho muito bonito que merece todo nosso apoio, respeito e adimiração. Sempre que podemos damos uma passadinha como quem não quer nada, damos uma ajudinha e vamos embora, pois se descobrem que somos criadores podemos ser ignorados, mas não somos bem recebidos não, gostariamos de ajudar mais, mas como podemos ajudar se somos tachados como exploradores? Não merecemos isso, se nos conhecessem melhor não haveria a generalização. 


Como vamos explorar cães que dormem no mesmo quarto que a gente, e que sobre na nossa cama no nosso sofá??? Não somos esse tipo de criadores que eles imaginam. E como falamos no começo deste post existem bons e maus profissionais, as ONGs aqui da grande florianópolis, em geral são compostas por boas pessoas, mas também encontramos notícias de ong usadas para desviar dinheiro, que prometem proteger os animais e tratam pior o que se deixasse na rua. Mas uma ver eu quero afirmar, que muitas ongs são honestas,  verdadeiros herois e merecem todo nosso apoio.


Criar cães comercialmente, manter o bem estar dos animais e obter lucros é muito difícil? É mesmo, nós do Mon Amour Megan, estamos declarando de forma aberta que em 3 anos de criação, não obtivemos R$ 1,00 de lucro, tudo o que entrou de recurso de venda de filhotes no nosso canil, voltou para os cães, para sua alimentação, sua saúde, higiene, instalações. E além disso o Wagner manteve e mantêm a diferença de dos custos dos cães. No ano passado tivemos 2 ninhadas apenas, sendo que temos 5 fêmeas e 2 machos. 


Realmente o nosso lucro são as amizades que criamos com as pessoas que ficaram com  nosso filhotes, e o carinho que nossos cães tem com a gente e do filhotes durante o tempo que ficam com a gente (no mínimos 60 dias), além disso temos o costume de ficar com cães que nasceram no nosso canil, o que é muito gratificante para nós. Conhecemos criadores de cães e a grande maioria diz que não é possível viver de criação de cães e assinamos em baixo, dos nossos amigos criadores somente 1 que conhecemos consegue viver da criação e cria de forma ética e amorosa. 


Convidamos a todos que estão lendo este post a visitar nosso formspring   Lá você verá nosso comprometimento com os Shih Tzu e o nosso trabalho de esclarecimentos aos proprietários de cães, tentando melhor o convívio cão e pessoas.


Vamos usar nosso blog para levantar umas bandeiras nos próximos posts, já gostaríamos  de expor os assuntos: "Criação Ética Respeitando o Bem Estar Animal", "PetShop e comercialização de Animais nesses estabelecimentos", "Feiras de Filhotes o que está errado?", "ONG e suas desconfianças com Criadores". Abordando esses assuntos queremos que vocês possam tirar suas conclusões ou colaborar com o assunto, o que somos contra é a generalização. Na história a generalização sempre foi uma barreira para integração das pessoas, talvez seja da natureza do ser humano pensar assim. 


Não é só uma questão que é certo ou errado, pois acreditamos que este conceito é muito amplo e pessoal para definirmos  com mais informações você pode definir o que é certo ou errado para você, sempre respeitando o bem estar do animais e a boa convivênvia das pessoas com eles.


(Continua no próximo post )

0 comments:

Post a Comment