Pages

Top News

Top News

Popular Post
Read More.....

Por que Não ter um ShihTzu ?


Gente! Esse post foi a @caonatural a "Tula" que me pediu para escrever esse post pois ela não conseguiria! rsrsrsr

Quando a Tula no twitter me perguntou se eu podia fazer uma postagem p/ o Blog dela "Por que NÃO ter um ShihTzu?" Demorou pra cair a ficha, pois sou criadora e APAIXONADA pela raça e não consigo imaginar eu falando alguma desvantagem de tê-lo, porém ela tem razão quanto a alertar sobre isso de cada raça , pois nem sempre o cão merece o dono que tem. E isso porque não pesquisou sobre a raça que escolheu... simplesmente quis adquirir, por capricho, modinha, ou "deu na telha".

Então vamos lá!

Bom, quem não quer gastar com veterinário e com ração de qualidade, não tenha um cão por favor! NENHUM!

Quem NÃO deve ter? 

Quem NÃO quer trabalho com o pêlo ( escovar diariamente );
Quem quer um cão para ensinar truques;
Quem NÃO quer gastar com manutenção da pelagem ( banho e tosa );
Quem quer um cão para fazer excercícios físicos;
Quem NÃO quer gastar com ração de qualidade;
Quem quer um cão pequenininho;
Quem NÃO tem dinheiro para comprar e manter;
Quem quer um cão de guarda;
Quem NÃO fica em casa por muito tempo, são cães que gostam de companhia.

Comportamento

Sem fôlego:
ShihTzu é uma raça para quem tem uma energia baixa, ou seja alguém que não espera por longas caminhadas ou corridas, eles tem o aparelho respiratório precário, digo , eles não tem muito fôlego, mas isso não influi em nada na saúde dele.

Teimosos:
Não é um cão obediente! Eles não acatam de imediato as ordens do dono, são teimosos e fingem que não nos escutam, ou seja obedecem quando querem.Demoram a aprender novas regras, como fazer as necessidades no lugar certo... mas aprendem! senão eu já estava louca aqui com 7! 

Dentro de casa:
Se vc espera que o seu shihtzu fique na rua, ou durma em ambiente externo....? Não, eles não gostam! Gostam de ficar dentro de casa principalmente na hora de dormir! até brincam no quintal, mas logo correm pra dentro!


Saúde

Problemas comuns 

Estômago Fraco:
Se comem algo do chão, resto de comida, já botam pra fora. A maioria dos vômitos é causado por ficarem "xeretando" o chão.

Digestão dificil:
Como o shihtzu tem o intestino curto, eles tendem a não digerir a comida direito, então muitas vezes comem demais e vomitam, ou comem alguma coisa diferente pela mudança de cardápio e já não digerem direito, o que contribui muito para a coprofagia pois ainda saem restos de comida nas fezes. Dar probióticos é uma ótima opção.

Problemas oculares: 
Com o lacrimejamento contante devido à sua estrutura física (olhos grandes e bastante expostos), conjuntivite e úlcera de córnea. Devem ser bem limpos com algodão embebido com água boricada e evitar que machuquem como na hora de escovar para fazer a "chuca" evitar que caia shampoo nos olhos, e evitar brinquedos e objetos pontiagudos.

Mas por experiência própria , os shihtzus são cães bem resistentes! Dificilmente visitam o veterinário.

Blog da Tula: Cão Natural

Carolina Mello Mattei & Wagner Mattei
"Visando a pureza e o aperfeiçoamento da raça"
Canil Mon amour Megan
Criadores - Shih Tzu
TWITTER: http://twitter.com/monamourmegan

0 comments:

Post a Comment